quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mais um blah blah

É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração
Mas pra fazer um samba um samba com beleza
É preciso um bocado de tristeza
Senão não se faz um samba, não

Hoje meu samba fala de sentimentos. Depois de tanto tempo ocioso de transfigurar os sentimentos em palavras, si perco no que escrever. Passando pelo processo criativo, pretensiosamente falando, resolvo começar a escrever a esmo. É uma excelente pedida cada vez que se escreve por escrever. Gente lidando com pressão, gente lidando com situações mais difíceis. Ontem ouvi alguma coisa que precisava. Não precisava ouvir essa coisa pra uma situação, pra um momento. É uma coisa que qualquer um precisa ouvir qualquer hora. A gente esquece o quão anormal se é de tempos em tempos. Por mais que qualquer coisa que já foi não será de novo do jeito que já foi um dia, volta a ser perto. Lembre-se: você está morrendo. Sim, é verdade. Eu também não sou imortal. Mas quando a gente descobre essas coisas por causa de uma doença ou de algum filha da puta, o impacto é bem maior. Das últimas vezes que ouvi gente me dizendo como resolver melhor minha vida e meus problemas (que eu não os tenho) foram coincidentemente a mesma resposta: pare de pensar tanto. Então to tentando escrever sem pensar. Não, não estou morrendo por causa de doença, e nenhum filha da puta me disse isso. Mas quando alguém do seu lado está, com taaaaantos outros problemas além desse, e diz que a sensação é fodíssima de aguentar, só que quem tem tudo sempre aceita pior a mesma situação, me faz lembrar que também estamos morrendo; e de que temos tudo. Você que está lendo isso, que faz parte desse enorme mundinho dos temos tudo, percebe a limitação? Antes de dormir eu pensei.. não não, me veio na cabeça, desisti de pensar: “ninguém nunca alcançará nenhum limite do corpo humano antes de morrer”. Nossos limites são breves, até curtos. Mas cada vez que chegamos perto de atingir qualquer um deles é possível expandi-los. Os próprios limites. Caso você achar que chegou ao limite, parabéns, você está longe dele.
Na fase mais impessoal da minha vida, mais longe de estar perto de qualquer limite que eu tenha, enfim com os olhos cada dia mais na realidade incerta, tenho que expelir, expurgar, sei lá, dizer com toda força que sai de dentro de mim: Confie.

Com certeza de dúvidas,


Máu-ri.
Viver intensamente.
Intensamente em que ritmo?
Pra você ou pra mim?

Nenhum comentário: